
Foto: Roberto Corrêa (Vila Nova FC)
Bolivar comemora o título no gramado do Serra Dourada

O analista de desempenho Mateus Bolivar, natural de Santa Maria, é campeão goiano de futebol com o Vila Nova Futebol Clube.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em jogo decisivo disputado na tarde/noite do domingo (30) no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, a equipe derrotou o Anápolis por 3 a 0 e garantiu a conquista do estadual. No jogo de ida, o time do interior do Estado havia vencido por 2 a 0. Portanto, para dar a volta olímpica, o Vila Nova teve que reverter um quadro bem desfavorável. O gol do título foi marcado aos 51 minutos do segundo tempo.
Mateus Bolivar integra a comissão técnica do Vila Nova, comandada pelo treinador Rafael Lacerda, com quem trabalha desde dezembro de 2022, quando foi convidado para ser o analista do Amazonas.
– Foi um título para coroar o início de uma trajetória em um clube que merece demais pelos profissionais, pela diretoria e pela torcida que tem. Algo extremamente marcante, pelo tempo que o clube não conquistava o estadual. Grande virada, coroando uma grande campanha – afirma Bolivar.
A trajetória
Formado em Educação Física, Mateus Bolivar tem 33 anos e começou no futebol no Inter-SM. Ele trabalhou no Presidente Vargas por oito temporadas (de 2010 a 2018). Seus primeiros anos no profissional foram na função de preparador de goleiros. A partir do convite de Vinicius Munhoz, então técnico do Inter-SM, em 2017, Bolivar passou a ser analista de desempenho.
Em 2019, Bolivar foi trabalhar no São Luiz de Ijuí e, após, foi para uma primeira passagem pelo Amazonas. Em 2024, esteve no ABC de Natal e voltou para o Amazonas, onde disputou a Série B do Campeonato Brasileiro. Desde a reta final do ano passado, está no Vila Nova de Goiás.
O Vila Nova voltou a ser campeão goiano após 20 anos. O último triunfo havia sido em 2005. Agora o time colorado tem 16 conquistas do Goianão.
No próximo sábado, às 16h30min, o Vila Nova estreia na Série B do Brasileirão, diante do Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.